quarta-feira, 21 de março de 2012

Alguns dados técnicos sobre a cerveja


Antes de começarmos a falar sobre os tipos de cerveja, é importante conhecermos alguns dados técnicos utilizados na sua classificação.
Quando olhamos o guideline do BJCP, enxergamos algumas abreviações. Mas o que são estas abreviações e qual a relação dela com o tipo de cerveja?
Bem, estas abreviações enquadram a cerveja em determinado tipo e significam:
OG – Original Gravity, representa a medida de substâncias, fermentáveis e não fermentáveis, do mosto cervejeiro antes da fermentação.
FG – Final Gravity, representa a medida de substâncias, medida após a fermentação. Utiliza-se o OG e FG, em conjunto com alguns cálculos para determinar a graduação alcoólica da cerveja.
ABV – Alcohol by Volume. É a medida de álcool da cerveja.
SRM – Standard Reference Method, é uma escala utilizada para medir a cor da cerveja. Varia de 2 (amarelho palha) até 40 (preto opaco).
IBU – International Bitter Units é uma medida que representa o índice de amargor da cerveja. De 10 até 15 podemos considerar baixo amargor. De 30 até 40 podemos considerar médio amargor. Já as cervejas acima de 40 IBU podemos considerar cervejas bem amargas (com muito lúpulo, que é o ingrediente que dá o amargor a cerveja). Nossa língua esta apta a reconhecer em torno de 120 IBU, ou seja, acima disso é tudo igual.

Exemplo da classificação de uma German Pilsener (Pils):

Vital Statistics:
OG: 1.044 – 1.050
IBUs: 25 – 45
FG: 1.008 – 1.013
SRM: 2 – 5
ABV: 4.4 – 5.2%

Um comentário: