segunda-feira, 19 de março de 2012

Tipos de cerveja - Parte I

Temos falado aqui no blog sobre tipo de cerveja, mas é importante falarmos um pouco mais sobre este assunto. Primeiramente, vamos esclarecer uma diferença que causa muita confusão: o que é Lager e o que é Ale?

Bem, isso não representa o tipo da cerveja. Isso está ligado à fermentação dela.

Lager é uma cerveja da baixa fermentação, ou seja, são utilizados fermentos que fazem com que a cerveja fermente em temperaturas mais baixas e no fundo do fermentador (de baixo para cima).


As Lager são cervejas que podem demorar mais de mês para serem fabricadas e apresentam um sabor e aroma mais suave e mais sutil. Sua fermentação se dá em temperaturas que variam de 4,5 a 13 graus. São servidas em temperaturas mais baixas, de 4 a 7 graus.

Exemplos de cervejas Lager são as Pilsen, Vienna, Bock, etc.

Ale, pelo contrário, é uma cerveja de alta fermentação. Nela são utilizados fermentos que fazem com que a cerveja seja fermentada em temperaturas mais elevadas e no topo do fermentador (de cima para baixo).

As Ale são cervejas cuja preparação leva em torno de 7 dias e apresentam um sabor mais frutado e robusto. Sua fermentação se dá em temperaturas que variam de 15 a 22 graus. São servidas não muito geladas, em temperaturas de 10 a 14 graus.

Exemplos de cervejas Ale são as Stout, Porter, Pale Ale, Belgian Strong Ale, etc.

Um comentário:

  1. Verdade... a dúvida sobre Ale e Lager é constante. Mta gente faz confusão! Disse tudo e de forma simples... Legal!

    ResponderExcluir