quinta-feira, 22 de março de 2012

Copos de cervejas

Neste post vamos falar um pouco mais sobre copos, tentando esclarecer as vantagens de utilizar um copo adequado a cada tipo de cerveja.

A maioria das cervejarias, ao lançar uma cerveja, lançam também o copo adequado para ela. Porém, como não podemos ter o copo de todas as cervejas, podemos ter o "tipo" do copo para poder obter o máximo de cada uma.



Snifter ou Tulipa
As taças são muito associadas a bebidas digestivas (uísque e conhaque), mas podem ser utilizadas para apreciação de cervejas também!
É um ótimo copo para Ales bastante alcoólicas (acima de 8 por cento de graduação). O fundo grande e arredondado permite a transferência de calor da mão para a bebida enquanto que a boca reduzida serve como uma armadilha para os aromas que estão dento do copo.
Alguns exemplos de bebidas que combinam com este copo: Russian Imperial Stout, Belgian Dark Strong Ale, Old Ale, American Barleywine, etc.

Tumbler
Uma curiosidade sobre este copo é que ele era utilizado para armazenar geléia na França. Entre uma safra e outra era utilizado para bebidas. É robusto e de boca bastante larga, é indicado para cervejas witbier, que não formam um grande volume de creme e, por isso, não precisam de um copo de boca pequena.
Alguns exemplos de bebidas que combinam com este copo: Witbier



Caldereta ou Sharker
É um copo muito utilizado para servir chopp, por ser limpo e liso com uma boca larga e fundo curto. É um copo coringa que pode ser utilizado para vários tipos de cerveja. Apesar disso, é especial para alguns tipos de cervejas.
Alguns exemplos de bebidas que combinam com este copo: Ambar Ale, Red Ale, Americam Ambar Ale, etc.



Pint
O Pint foi adotado como uma medida oficial pelo Parlamento Britânico em 1824. Utilizando esta medida, o copo foi desenvolvido em 1960 e possui este formato para facilitar o empilhamento evitando a quebra e que um copo trancasse dentro do outro. É o copo indicado para cervejas bitter e stout.
Alguns exemplos de bebidas que combinam com este copo: Pale Ale, Stout, Ordinary Bitter, ESB, Best Bitter, etc.



Pilsner
Chamado aqui no Brasil de Tulipa, este copo favorece o visual brilhante das Pilsners mantendo uma boa camada de espuma. Seu formato cilíndrico e afinado eleva aromas enquanto o copo é virado para o gole.
Alguns exemplos de bebidas que combinam com este copo: Bohemian Pilsner, German Pilsner, Dortmunder Export, etc.



Cálice ou Goblet
Os cálices são verdadeiras obras de arte, alguns com detalhes dourados, são ideais para cervejas trapista e de abadia. Favorecer a percepção de aromas que surgem de todos os lados destas cervejas e formam uma camada bem alastrada de espuma.
Alguns exemplos de bebidas que combinam com este copo:  Abbey.




Caneca ou Mug
São robustas, pesadas e resistentes. Utilizadas para grandes festejos onde os brindes são constantes.
Alguns exemplos de bebidas que combinam com este copo: Oktoberfest, Munich Dunkel, etc.




Weizen
Como o próprio nome diz, é o copo utilizado para cervir as cervejas de trigo. Desenhado para comportar o conteúdo completo da cerveja e manter uma camada de espuma suficiente para manter os aromas e segurar a temperatura do líquido.
Alguns exemplos de bebidas que combinam com este copo: Weizen/Weissbier




Irish Imperial Pint
Copo eternizado pela cerveja Guinness, possui um formato semelhante ao Pint, utilizado pelas inglesas. Seu formato, afinada onde é segurado, evita a transferência de calor e forma uma bela espuma, característica das cervejas Irish.
Alguns exemplos de bebidas que combinam com este copo: Stout e American Stout.




Cilíndrico
Copos delicados que são utilizados para aquelas cervejas cujos aromas são de difícil percepção.
Alguns exemplos de bebidas que combinam com este copo: Kolsch.





Flauta / Flute
Utilizados para beber espumantes e champanhes, são ideais para cervejas Lambic, Gueuze e champegnoises. Seu formato mantém por mais tempo a qualidade da cerveja no copo.
Alguns exemplos de bebidas que combinam com este copo: Fruit Lambic, Gueuze, etc.








2 comentários:

  1. Muito legal, quem diria que o copo influencia tanto... Pra mim os copos tipo Pint são coisa de Vikings e os últimos dois copos, pffff, quem toma cerveja nesses copos é o que Severino ??? :)

    Keep posting, Johnnie Poster.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Tiago! Cerveja é visual tb! Além de tudo que o copo faz, a cerveja também fica muito bem apresentável no seu devido copo!
      O penúltimo copo serve as Kolsch e no ultimo se tomam algumas cervejas famosas, como a DeuS, por exemplo!

      Abraço,

      Excluir