quinta-feira, 15 de março de 2012

Degustando uma cerveja especial – Parte II


Neste post vamos continuar no assunto Degustação. Nosso objetivo não é avaliar cervejas, e sim, tornar o momento em que a tomamos mais agradável. Portanto, gostaria de deixar aqui algumas dicas interessantes.

Sobre o copo, caso não tenha o copo apropriado para o tipo de cerveja que irá beber, uma boa dica é utilizar uma taça de vinho, pois elas já são próprias para favorecer a degustação de bebidas, ressaltando a aparência e mantendo e direcionando os aromas.

É importante também que utilize um copo limpo entre uma cerveja e outra. Não é aconselhável servir uma cerveja em um mesmo copo onde outro tipo da bebida foi servido, pois pode influenciar no sabor. Além disso, tenha sempre por perto um copo de água, pão seco, bolachas de água e sal ou batatas fritas salgadas, pois ajudam a limpar o paladar, secando o palato entre uma degustação e outra.

Indo direto ao ponto, buscamos três coisas em uma bebida: aparência, aroma e sabor. E são estes aspectos que devemos levar em consideração ao experimentarmos uma nova cerveja. A dica principal é não tentar se adequar a escalas de órgãos e associações existentes. Tente montar a sua própria escala. Tente atribuir uma qualificação geral à cerveja (Gostei? Por quê? Beberia novamente?, etc).

Aparência

Verifique se a cor da cerveja no copo condiz com as características do estilo (palha, dourada, avermelhada, preta, etc) e as pequenas bolhas flutuam no interior do líquido. Uma cerveja cansada tem uma aparência “chóca” e não brilha no copo. Verifique a aparência da espuma e sua consistência (a espuma fica “grudada” nas paredes do copo quando o líquido desliza por ele?).

Aroma

Aproxime bem o nariz do copo, posicionando-o de modo a pegar toda a corrente de ar que sai do copo. Tente sentir os aromas com pequenas puxadas de ar (faça três pequenas puxada em sequencia e segure a última). 
O malte vai nos dar aromas como café, chocolate, frutas secas, caramelo, entre outros. Já o lúpulo nos dará notas frutadas, perfumadas, cítricas, perfumadas, florais, herbáceas, entre outras. O fermento traz aromas tropicais, como bananas e damasco.

Sabor

A língua vai nos dizer qual o equilíbrio da cerveja que estamos experimentando, reconhecendo a doçura, acidez e o amargor dela. A mistura dos ingredientes nos dará diferentes combinações de sabores, como café, caramelo, frutado, herbáceo, entre outras. Para reconhecer todos eles, é importante fazer o líquido passar por todas as partes da língua, fazendo a cerveja girar por toda a boca.

É importante neste quesito que se perceba o retro gosto da cerveja (aquele gostinho que volta logo após o engolir o líquido). Também devemos prestar atenção na persistência da cerveja (aquele gosto que fica na boca).

Dicas finais

Em relação à cerveja, eu posso afirmar por experiência própria, que a primeira impressão não é a que fica! Vários fatores podem influenciar na cerveja, como um dia estressante no trabalho, o alimento ou bebida que ingerimos antes de beber a cerveja, o clima, etc. Ou seja, vale a pena você deixar o tempo passar um pouco e voltar a beber uma mesma cerveja para certificar que aquela avaliação inicial que foi feita é realmente o que você pensa sobre a ela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário