terça-feira, 27 de março de 2012

Ingredientes da cerveja

    Temos visto no blog muitos posts sobre tipos de cervejas falando de aromas, malte, lúpulo, etc... mas afinal do que é feita a cerveja e o que podemos encontrar nela?


    Bom, a grande maioria das pessoas que admiram cerveja, mesmo que leigos no assunto, já deve ter ouvido falar na tal Lei da Pureza alemã de 1516, certo?

    Esta lei dizia que a cerveja só poderia conter, em sua fórmula, água, malte de cevada e lúpulo. Isso porque muito produtores começaram a utilizar deliberadamente ervas na composição da bebida, sendo algumas de cunho alucinógeno. Alem disso, há relator que o uso exagerado do trigo na cerveja inflacionava o preço do pão e esta teria sido uma medida para aliviar a produção do trigo e baixar o custo do alimento. Algum tempo depois o malte de trigo foi liberado.

    Bom mas são somente estes ingredientes que compõe a cerveja? Não. Hoje já podemos tomar cervejas com uma grande variedade de ingredientes. Porém, eu diria que só é cerveja aquela bebida que contenha estes ingredientes. 


  • Água
  • A cerveja é composta por 90-95% de água. Ela é o ingrediente principal da bebida. Antigamente, a qualidade da água da região era o que determinava a qualidade da bebida, e a mesma receita em regiões distintas raramente ficaria igual. Hoje, com ajuda da química é possível tratar a água de modo a ser possível garantir a mesma qualidade em diferentes regiões.

  • Malte
  • Classificado por muitos como a alma da cerveja, o malte é um grande responsável pelo aroma, cor e sabor da cerveja.

  • Lúpulo
  • O lúpulo é uma planta trepadeira cultivada em climas frios. A flor da planta fêmea apresenta uma grande quantidade de resina amarga e oleosa. Sua utilização na cerveja foi registrada no século XVI. Desde lá tem se tornado peca fundamental na cerveja, pois é responsável por aromas e, principalmente, pelo amargor da cerveja. O lúpulo também é um conservante natural. Cervejas com alta lupulagem são cervejas cujo prazo de validade é muito longo (podem ser até mesmo indetermináveis).





Um comentário:

  1. Sabendo da propriedade antibiótica/conservante do lúpulo, fico imaginando se já elaboraram um hidratante facial...hehe Andei lendo que a Sierra Nevada Brewing Co. lançou um hidratante labial à base do lúpulo Cascade, com aroma característico e sabor picante... interessanre pra mulherada que curte uma lupulada!;)

    ResponderExcluir