quinta-feira, 15 de março de 2012

Degustando uma cerveja especial – Parte I


Dando início aos trabalhos no Blog, gostaria de compartilhar algumas dicas sobre como degustar uma cerveja especial.

Para começar, vamos deixar claro que cerveja não “é tudo igual”! Existem muitos tipos de cerveja sendo que a variação, dentro do mesmo tipo, entre as cervejarias pode ser muito grande.

O ideal, antes de comprar uma cerveja diferenciada, é ler um pouco sobre ela, saber a temperatura ideal para servir, em qual copo ela deve ser servida, entre outros aspectos. Mas lembre-se sempre que gosto e paladar são muito particulares (o que é bom para mim pode não ser bom para você).

Um grande erro que cometemos ao experimentar uma cerveja especial é tratá-la como uma cerveja comum. Não coloque a cerveja no freezer até que fique “trincando” e não a sirva como se estivesse servindo uma cerveja comum. Isso pode causar uma quebra de expectativa e rotular aquela cerveja mal compreendida como uma cerveja ruim. O ideal, em minha opinião, é manter a cerveja no refrigerador por um dia, no mínimo, antes de degustá-la. Após isso, sirva a cerveja da maneira correta (há cervejas que deve ser servidas por completo no copo, há cervejas que não devem ser servidas por completo, etc).

Informando-se sobre a cerveja

Um bom local para iniciar a busca por informações é no próprio rótulo da cerveja. Em geral eles trazem informações sobre o tipo da cerveja e a temperatura ideal para servi-la. Alguns rótulos informam, inclusive, a cor da cerveja, aromas possíveis de serem encontrados nela e outras informações relevantes, como por exemplo, o IBU (índice de amargor da cerveja).

Outro local muito interessante de consultar informações sobre a cerveja é no site da própria cervejaria que, abstraindo-se o marketing, traz boas dicas sobre como apreciar melhor aquele tipo de cerveja.

Servindo a cerveja

Em geral, as cervejas podem ser servidas aos poucos ou divididas em mais copos, porém, há cervejas que requerem um serviço especial, como as cervejas de trigo (Wizen) ou as Trapistas e cervejas de Abadia, por exemplo.

Em todos os casos, a cerveja precisa de espuma. A espuma não foi criada para deixar a cerveja com uma aparência melhor, e sim para manter os aromas, proteger a cerveja do contato com o oxigênio e ainda ajuda a manter a temperatura.

Nos próximos post vamos e mostrar e falar mais sobre como servir cada um dos tipos de cerveja que temos acesso no Brasil.

Grande abraço,
Rodrigo Senger

Um comentário: